Neste espaço, todas as pessoas podem dizer o que sentem e o que pensam.

domingo, janeiro 15

Por um Portugal(Interior) igual

Foi colocada esta semana no IP4(junto a Mirandela), uma placa a anunciar "Aqui termina Portugal", em protesto contra o esvaziamento de serviços no distrito de Bragança.
Trata-se de um protesto contra a igualdade de oportunidades que o interior sofre. Este sentimento é unanime em todo o interior de Portugal, mas esta semana cresceu precisamente no ínicio do distrito de Bragança. O interior nos últimos anos, mesmo décadas, tem sentido um esquecimento e abandono por parte do poder central. Todos os centros de decisão estão em Lisboa, capital de Portugal. o interior sente-se descriminado, insultado e triste com esta situação.O actual governo já afirmou que vai encerrar centros de saúde, maternidades, hospitais e escolas, no interior. Mas não é só, também pretende-se encerrar outros serviços.
Tudo isto, porque o interior tem indices de população baixas e também para que o Estado racionalize melhor os meios. Apesar disto tudo eu penso que não é com medidas como estas que o país vá para a frente. O interior necessita de incentivos, meios e pessoas que olhem o interior do país com outros olhos. Portugal, não é só litoral, nem como a história que Portugal dizia e com certa razão: Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. Não pode ser assim. Os jovens só não deixam o interior, se o(s) governo(s) apostar(em) e dinamizar(em) o interior. Dar meios e impulsionar serviços para que empresas nacionais e estrangeiras se fixem no interior, para que assim haja gente e trabalho. Só com um Portugal, com igualdade de oportunidades, e igual
investimento, é possível construir um país melhor, mais caloroso, mais desenvolvido e justo. É preciso lutar contra a desertificação do interior.Façam como eu! Eu vivo numa cidade do interior.

3 Comments:

Blogger fernando_vilarinho said...

Vives no interior, mas tb nasceste lá.
Existe uma crescente tendência/apetência, por diversas razões, de concentração das populações, e sobretudo no litoral. Para contrariar essa tendência/apetência é necessário muito planeamento e sobretudo Organização. E Portugal aonde peca mais, ainda é na segunda. Problema estrutural muito enraízado.

19:52

 
Blogger Biblioteca Escolar said...

Lynx, existem paises mais pequenos q Portugal , e tem um interior melhor q nós.Por exemplo Luxemburgo.
Vilarinho, eu nasci no litoral, Gondomar. claro que tem outros meios, mas penso que o que falta para o interior ficar melhor, é coragem política e melhor organização, como dizes.
Lynx, tu n podes estar sempre a denegrir a imagem do nosso país, temos que ser mais confiantes, esclarecidos e mais positivos, para que o país cresca, principalmente a nível mental...

23:16

 
Blogger Biblioteca Escolar said...

nos outros paises tb existem corruptos. N existem só aqui.Ou pensas que sim?
E Gondomar fica no litoral, ou achas q o rio douro q passa no concelho de gondomar, faz o que? E Lamego? achas então o que é? Litoral?
Pelo que vejo tu n gostas do nosso pais.
É pena pois foi onde nasceste e vives. Eu gosto de Portugal, é a nossa patria e onde existem coisas boas e bonitas, apesar de tb existirem coisas menos boas, como a politica, os corruptos, ect.

15:48

 

Enviar um comentário

<< Home