Neste espaço, todas as pessoas podem dizer o que sentem e o que pensam.

sábado, janeiro 7

O Poder dos Cartoons


Os cartoons são uma forma de arte, uma especie de mágia que envolve só algumas pessoas que sabem desenhar e caricaturizar certos aspectos da vida.
Um cartoon ou cartum é um desenho humorístico, podendo ou não estar acompanhado de uma legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade
Há cartoons para todos os gostos: desde de comédia, política, eroticos, sobre a sociedade, em banda desenhada,etc.
Em Portugal já desde o século XIX, havia pessoas dedicadas a fazer caricaturas sobre a politica/politicos e a ridicularizar os politicos.
O poder dos cartoons vê-se pela imagem, pelo forte sentimento que decalca.
Mais do que um hábito, tornou-se uma forma de apresentação do quotidiano e de análise insubstituível nos dias de hoje.
Em Portugal, só a partir do 25 de Abril de 1974 é que surge a explosão dos cartoons, principalmente através dos jornais diários.
Hoje já não se vive sem os cartoons, ou será que sim?

5 Comments:

Blogger Biblioteca Escolar said...

Ok, Lynx. mas olha, os meus post são feitos à medida das minhas ideias e sentimentos.
Este último por exemplo, como estamos em tempo de eleições e como gosto de caricaturas, decidi publicar um sobre cartoons.
Depois eu em parte n copiei o teu blog, pois o meu n trata dos teus assuntos. Tu tens outros post, e eu outros.
Quanto à autenticidade, penso q só peco é em alguns q escrevi n ser o texto na integra todo meu, de resto tenh outros q são na totalidade meus. Por exemplo, este último é de minha autoria.
E tu vais votar em quem?
Eu gostava era de votar num candidato q fosse da Monarquia, mas como tal é impossivel, penso q o melhor até é ou o Manuel Alegre ou o Cavaco Silva.
Mas como dizes, isto é a "república das bananas" e com estes candidatos o país só mais se "afunda". Eu penso q o melhor era termos uma monarquia constitucional como nos paises do norte da Europa, tais como: Noruega, Holanda, Suécia, etc. Que saudades dos tempos da Monarquia...
Ai tempo volta para trás.
Fica bem e obrigado pelas tuas sugestões.abração.

23:06

 
Blogger fernando_vilarinho said...

ó Pedro eu não simpatizo nada nada com a monarquia e já escrevi dezenas de páginas sobre isso. mas respeito a opinião dos outros.
0 1% de aspecto positivos da monarquia não contrabalançam de forma alguma todas as restantes desvantagens.
só 1 (deveras) simples exemplo: na democracia podes dizer mal á vontade dos governantes, mas nas monarquias europeias desde logo, se alguém critica o monarca todos o olham com uma cara! tenho visto. E assusta! isso não se me afigura natural, é uma cultura imposta e não intrinseca à índole Humana. É preciso pensar mais longe e com mais coragem...
Os países que estão ficar 'para trás' no mundo regra geral são os que conservam monarquias (com as excepções dos asiáticos e na Europa da Noruega e Reino Unido e muito á custa do petróleo do Mar do norte).

20:09

 
Blogger Biblioteca Escolar said...

Vilarinho, por acaso não partilho totalmente da tua ideia. Vejamos: os países do norte da Europa, tais como: Noruega, Dinamarca, Holanda, Suécia,etc. vivem melhor que nós e felizes. Apresentam melhores condições de vida, mais cultura e melhor distribuição de riqueza entre os povos. O nível de educação é excepcional nestes países. Mas já se sabe eu respeito as ideias de cada um...
E tb sei das vantagens dos países democráticos...

22:50

 
Blogger Biblioteca Escolar said...

Lynx, até tu concordas comigo sobre a Monarquia dos países do norte da Europa. Lá é que se vive bem e os indicadores da educação, saúde, cultura, etc, são deslumbrantes.
É pena aqui n haver um monarquico verdadeiro...

13:00

 
Blogger fernando_vilarinho said...

estar à frente de Portugal afigura-se cada vez mais fácil para a maioria dos países.
contudo a nível mundial a Dinamarca, Holanda, Suécia têm perdido lugares lately . E a economia deles tem estado muito estagnada na última década.

e bastavas teres falado aqui ao lado da Espanha. mas este salto da Espanha já se esperava há muito tempo. só que pouca gente acredita que se irá manter por muito mais tempo.

16:16

 

Enviar um comentário

<< Home