Neste espaço, todas as pessoas podem dizer o que sentem e o que pensam.

quinta-feira, dezembro 22

A imponente cidade de Lamego

Situada nas faldas da Serra das Meadas, 12km a sul do rio Douro e numa região profundamente dissecada pelo encaixe da rede hidrográfica, encontra-se a vetusta cidade de Lamego.
O concelho de Lamego está situado no norte do Distrito de Viseu, ocupando uma área geográfica de 164 km2 e está dividido, administrativamente, em 24 freguesias, sendo duas delas (Almacave e Sé) urbanas, e as restantes rurais (Avões, Bigorne, Britiande, Cambres, Cepões, Ferreirim, Figueira, Lalim, Lazarim, Magueija, Meijinhos, Melcões, Parada do Bispo, Penajóia, Penude, Pretarouca, Samodães, Sande, Valdigem, Várzea de Abrunhais e Vila Nova de Souto D´El Rei).
Tendo a norte a cidade da Régua(10km) e a de Vila Real(35km), a sul encontramos Castro Daire(25km) e a sua capital de distrito, Viseu(65km), seguido para Este, a vila de Tarouca, Moimenta da Beira(35km), a oeste fica Resende(30km), também vila.
Lamego é uma cidade impregnada de história, onde ainda se sente a presença de épocas remotas: vestígios da ocupação romana e do domínio visigótico, construções erguidas por árabes ou cristãs, edifícios Afonsinos de expressão românica ou templos quinhentistas, monumentos filiados no gótico, no renascença ou no barroco.
Mas Lamego é também uma cidade de cor e magia rodeada de colinas graciosas e paisagens de contrastes.
Rica é também a gastronomia lamecense, sendo famosas as suas bolas de carne, o seu presunto e a doçaria variada.
“Lamego é uma cidade muito antiga, com raízes anteriores à formação da nacionalidade, que se afirmou ao longo dos tempos como um importante centro cultural económico do país. Uma das primeiras cidades a tornar-se sede de Bispado, Lamego assumiu na história um lugar privilegiado pela sua antiguidade, património artístico e beleza natural. Nela se cruza a imortalidade do passado e a agilidade de um presente em busca constante do progresso”.

(Ex - Presidente da Câmara Municipal de Lamego – José António Almeida dos Santos)

De que esta à espera? Venha visitar a deslumbrante cidade de Lamego e desfrute dos belos jardins e imponentes fontes de água.

2 Comments:

Blogger Biblioteca Escolar said...

Oi Lucinda!
Eu sei que Águeda tb é uma cidade interessante, pois já estiv aí há já alguns anos atrás.
Lembrei-me de falar de Lamego devido a beleza das paisagens, apesar de ser do interior e n ser industrial como o litoral, neste caso, como Águeda. Obrigado pela sua mensagem.
Desejo-te um feliz e santo natal para ti e família.
Continua a ser como és, uma excelente pessoa e humilde, pois já há poucas pessoas como tu.
Beijinhos de nós os três, e especiais da Ana Sofia.

20:35

 
Blogger Unknown said...

Prezado José, meu nome é Andréa, sou brasileira, moro em Belo Horizonte e descobri que o bisavô da minha mãe nasceu em Lamego e veio para o Brasil, casando-se com uma brasileira. Quando veio para cá, trouxe consigo uma imagem de Nossa Senhora.Como você é um estudioso, gostaria de saber se você pode me ajudar a encontrar familiares aí em Lamego. Caso possa me ajudar, gostaria de conversar com você através de e-mail. Espero sua resposta. Atenciosamente, Andréa

13:43

 

Enviar um comentário

<< Home